Acabamento brilhante ou fosco?

papel brilhante ou fosco

Em uma gráfica, não é segredo pra ninguém que existem inúmeras opções de acabamento de valorização que e possível escolher para uma peça. Dentre eles, talvez os mais famosos e que têm relação direta com a impressão são os brilhantes e foscos. Mas aí fica a dúvida: qual escolher? Existe um que seja melhor ou mais recomendado?

Primeiro, é importante desmistificar a ideia de superioridade entre esses acabamentos. O importante mesmo é entender que cada um deles pode ser a escolha ideal para situações distintas.

O acabamento brilhante é conhecido como uma opção excelente quando o objetivo principal é evidenciar as cores e deixá-las mais vivas e saturadas. Também é conhecido por refletir bastante a luz e trazer um acabamento mais chamativo à peça.

Já o acabamento fosco ou matte, é poroso e pode dispersar um pouco mais as cores, deixando-as com um pouco menos de definição. Por esse motivo, é muito utilizado em peças com poucos tons ou em preto-e-branco. Praticamente não reflete e é menos chamativo.

Agora que você já conhece os principais atributos desses tipos de acabamento, pode escolher o que tem mais a ver com o seu projeto. Para impressões, acabamentos gráficos e outros serviços, entre em contato com a Composer.