nudge-brand-layout

As características e indicações de uso do papel

No mercado há uma grande diversidade de tipos de papéis, o que acaba tornando o processo de definição e escolha do material o primeiro passo para o resultado positivo da produção impressa.

Um papel que apresenta as características necessárias para sua finalidade irá ter um bom desempenho e uma maior vida útil durante a sua utilização. Listamos alguns dos mais populares tipos de papéis e a forma de utilização para as quais eles mais são indicados. Confira:

Couchê: Esse papel apresenta uma ou ambas das partes recobertas por uma camada fina de substâncias minerais, características que lhe dá um aspecto brilhante e cerrado e deixa-o próprio para impressão de imagens a meio-tom e de retículas finas.

Couchê L1: Possui policromia e revestimento Couchê brilhante em um dos seus lados. É indicado para aplicações sobre capas, encartes e folhetos.

Couchê L2: O revestimento Couchê brilhante é encontrado dos dois lados. Também apresenta policromia e deve ser utilizado em livros, revistas, encartes e catálogos.

Couchê Matte: Apresenta revestimento Couchê fosco nos seus dois lados. É empregado em impressões de livros em geral, livros de arte e catálogos.

Cartão Duplex: Papel de três camadas sendo duas com celulose pré-branqueada e uma de celulose branca com cobertura Couchê. Utilizada em capas de livros, cartuchos, embalagens de disco, brinquedos, eletroeletrônicos, vestuários, displays, entre outros.

Cartão tríplex: É um material que dispõe de duas camadas de celulose branca, celulose pré-branqueada no miolo e cobertura couchê em um dos seus lados. É geralmente indicada para capas de livro em geral, impressos publicitários e embalagens de produtos alimentícios.

Off-Set: Contém uma superfície uniforme e livre de felpas, sendo preparado para resistir de maneira eficiente à ação da umidade. É empregado na impressão de miolos, livros infantis, infanto-juvenis, revistas em geral e serviços de policromia.

Jornal: Usa a pasta mecânica de alto rendimento como base. Possui opacidade, alvura e a sua superfície pode variar de áspera a acetinada. É aplicada em tiragens de jornais, livros, folhetos, material promocional, revistas, talões e blocos.

Kraft: Material muito resistente e produzido com pastas de madeira trabalhadas no sulfato de sódio, simbolizando a sua força. Possui cor pardo-escuro e é usado para embrulho, sacolas e sacos.

Vergê: Apresenta entre as suas características a marca d’água, a aparência artesanal, a resistência das cores à luz e a formação de folhas homogêneas. É indicado para ser usado em impressões de papeis de carta, envelopes, catálogos, cartões de visita, trabalhos publicitários, formulários e mala-direta.

Comments are closed.