Como escolher a melhor gráfica para os seus projetos?

Existem mais de 21 mil gráficas no Brasil. Com tanta oferta, saiba qual empresa contratar.

grafica

 

Não adianta ter um ótimo material de divulgação ou um projeto incrível se você não tem uma gráfica que finalize o trabalho com qualidade. Profissionais do mercado de economia criativa devem ficar atentos na hora de escolher a gráfica certa.

O setor de gráficas no Brasil tem mais de 21 mil empresas. Para você ter ideia, apenas na região Nordeste do país, existem mais de 3.500 gráficas. O setor movimentou R$ 45,8 bilhões em 2014, de acordo com projeção da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABTG).

Com tantas opções de gráficas, é necessário ficar atento aos detalhes para tomar a melhor decisão: qual é o porte da empresa? Amadora, pequena, média ou grande? A gráfica tem os equipamentos de que vou precisar? Os funcionários são bem treinados? O preço é compatível com o mercado? Faça perguntas e compare as opções. Antes disso, leia o guia que preparamos para você escolher a melhor gráfica para o seu projeto.

A gráfica pode imprimir meu projeto?

Uma vez elaborado o projeto, chega a hora de pesquisar se a gráfica onde você quer imprimir o material tem equipamento para realizar isso. Procure saber se a gráfica oferece diversificação de materiais e formatos de impressão (folders, cartões de visita, embalagens, folhetos, revistas, calendários).

Qual a duração do serviço gráfico?

Não adianta encontrar uma gráfica com muitas opções de materiais e formatos de impressão se o serviço demora muito. Verifique se a gráfica terá como imprimir seu projeto no tempo certo – e se realmente os equipamentos e tecnologia da empresa são compatíveis com a proposta que você receberá.

Tenha cuidado com serviços muito rápidos. Em curtíssimo tempo, a gráfica pode se descuidar de detalhes no acabamento.

Online ou com endereço fixo?

Um setor que cada vez mais tem crescido é o de gráficas Web-to-Print, que une internet e impressão digital. Isso quer dizer que você vai se deparar com uma empresa online. Esse tipo de serviço pode ser muito prático, ter bom preço e conseguir boa qualidade junto aos clientes. Tenha atenção com os comentários de quem já usou o serviço e procure saber mais sobre a empresa.

Uma qualidade de ir até uma empresa de endereço fixo é poder ver pessoalmente a estrutura do negócio e poder checar outros pontos de qualidade: os materiais, o atendimento pessoal e a produção em tempo real.

O preço é compatível?

Com várias opções de gráfica, você pode consultar os preços e fazer a relação custo-benefício. O que vai definir qual gráfica o cliente escolhe será a compensação em melhor preço e qualidade de produto (aqui entram pontos que já citamos: o projeto deve ser acabado, em material requisitado por você e entregue no tempo acordado).

Se você mora em uma cidade com menos opções de gráficas, pode usar o recurso das empresas online para ter mais opções na hora de fechar o contrato.

O serviço é de qualidade?

Serviço bom não deve ser um diferencial para o cliente, mas uma necessidade. Ninguém quer pagar um preço alto para um serviço mal desempenhado. Procure saber com a gráfica de onde vêm os produtos que eles vão usar para fazer seu projeto, qual a certificação das máquinas de impressão e de onde vêm os pigmentos de cor usados.

O que dizem os outros consumidores?

Ouvir a propaganda positiva é o que toda empresa quer. E saber a reputação da gráfica é essencial para você saber em que negócio confiar. Vá até fóruns de consumidores, pergunte a amigos e colegas e descubra se a gráfica com que você deseja trabalhar é realmente confiável e se entrega o serviço prometido.

Não deixe de buscar se o CNPJ está cadastrado e se dados da empresa, como endereço, telefone e e-mail existem de verdade e se são relacionados à gráfica.

Contrate uma gráfica que atinja a todos esses requisitos visando sempre fornecer serviços de extrema qualidade, além de oferecer um atendimento diferenciado, utilizar tecnologias de ponta e possuir uma equipe de profissionais especializados nos processos produtivos, garantindo um produto final de altíssima qualidade e em curto prazo. Conheça já a Composer Gráfica, há mais de 20 anos sendo detalhista como você: http://www.composergrafica.com/

Comments are closed.