Digital circlism: essa pode ser a inspiração de que você precisa

Técnica do artista Ben Heine usa luz, cores e formas redondas
para dar ilusão de profundidade.

digital-circlism

Artista cria arte digital com fotografia de artistas. Imagem: Ben Heine/Divulgação

Não é de hoje que as luzes e os círculos se juntam para criar um efeito estético na arte. Os artistas impressionistas, no século 19, já tentavam transmitir os sentimentos a partir da luz, e não do objeto em si. Mas agora a novidade é a digital circlism, uma arte feita no computador e que inspirar seu novo projeto gráfico. Para começo de conversa, essa técnica aparece no ensaio Digital circlism, iniciado no ano de 2010 pelo belga Ben Heine. Bacharel em Jornalismo, o artista é autodidata na fotografia e na pintura digital.

Ele tem como referências artísticas escolas como o Surrealismo e a Pop Art, e isso se reflete no seu digital circlism: uma série de retratos de personalidades famosas (como Elvis Presley, Lady Gaga, Jesus Cristo) “pintadas” a partir de pequenos círculos, coloridos individualmente.

Como faz?

Mas qual é a técnica de Ben Heine? Ele começa escolhendo uma fotografia de um artista de que goste para ter como base. Após escolher a foto certa, o artista começa a transformar a imagem em uma pintura digital mais suave. Essa pintura, feita em um editor de imagem, passa a receber os círculos coloridos e, após um processo de 100 a 180 horas, está pronta.

Vídeo: https://youtu.be/xyJ0dQZ7Xsk

Mais inspiração

Ben-Heine

Imagem: Ben Heine/Divulgação

É de autoria de Ben Heine, também, o ensaio chamado de Pencil vs câmera, anterior à técnica do digital circlism. Em Pencil vs câmera, o autodidata europeu trabalha com fotografias, desenhos feitos a mão e, novamente, editores de imagem. O processo inclui uma foto para qual Ben fará um desenho (que se encaixa perfeitamente na imagem, mas cria uma realidade paralela).

Meu projeto

A técnica do digital circlism pode sair das galerias de arte e compor seu projeto gráfico. Na hora de imprimir seu trabalho, a Composer Gráfica é referência em qualidade e agilidade. Com mais de 20 anos no mercado, a Composer tem um parque gráfico com mais de 1000 metros quadrados. Solicite o orçamento e conheça a gráfica.

Comments are closed.