Para que serve o refile em uma gráfica?

composer - refile

Ao fazer uma impressão em gráfica, são usados vários termos técnicos para descrever funções das mais distintas. Uma palavra bastante utilizada nesse ambiente é o ‘refile’, que em muitos casos é algo obrigatório a ser feito. Apesar de ser comum para quem convive nesses locais, pode parecer muito estranha para quem ouviu esse nome pela primeira vez.

O refile nada mais é do que um passo de finalização crucial para quem quer mostrar um cartaz, panfleto ou folder bem acabado. Como nas gráficas é comum a utilização de papeis maiores para impressão, pode ficar uma sobra entre a arte que foi feita e a base, deixando bordas em branco que não precisariam existir.

Para se livrar do acabamento desleixado e descuidado, o refilamento é feito, ou seja, os excessos da peça são removidos deixando o resultado bem mais profissional. Em vários locais, fazer o refile é algo obrigatório, até para prezar por uma melhor aparência do projeto gráfico, mas caso ninguém fale sobre isso, vale a pena pedir para fazer o refile e eliminar marcas indesejáveis de impressão e margens mal feitas.

Ao contrário do que alguns pensam, não é ideal que o refile seja feito em casa. Somente as gráficas possuem lâminas de corte apropriadas para qualquer tipo de papel utilizado na impressão, sem causar danos no material. Fazendo o refile em uma gráfica especializada, você só tem a ganhar.