Por que usar fonte com serifa?

Escolha do tipo reflete diretamente no seu projeto.
Veja dicas e solicite orçamento na Composer Gráfica

Tipografia

Da esquerda para direita: fonte com serifa e fonte sem serifa. Imagem: Wikipedia/Colagem

A serifa é um elemento do tipo e pensar se a fonte deve ou não ter serifa impacta diretamente na imagem que você quer passar do seu produto. Mas o que é uma fonte com serifa ou serifada? Na linguagem do Design Gráfico, serifa é um traço ou barra que aparece nas extremidades de algumas letras. Exemplos de fonte que você deve conhecer com serifa: Times New Roman, Georgia e a Courier New.

Agora que você já sabe o que é uma fonte serifada, em que casos o cliente deve recorrer a ela? De maneira geral, a serifa é um artifício a mais na letra que aumenta a legibilidade. Por outro lado, as letras com serifa estão relacionadas a atividades menos modernas e mais tradicionais. Veja as dicas e saiba por que escolher uma fonte com serifa.

Legibilidade

Fontes com serifa provocam a ideia de texto mais fluido e muitos designers defendem que esse tipo é ideal para diferenciar as palavras em um texto (por isso muitos jornais e revistas usam letras, principalmente no título, com serifa). Sabe-se que o leitor não lê um texto letra a letra, e sim palavra por palavra. Nesse contexto, ter uma fonte que se destaca com serifa parece ser mais atraente à nossa percepção.

História

Um ponto que é reforçado por designers que defendem o uso de letras com serifa é que nós estamos acostumados a ver esses tipos há muito. Então a informação que chega ao nosso cérebro quando nos deparamos com uma fonte com serifa é de uma experiência positiva de leitura anterior.

Tradição

Até por serem muito presentes e tradicionais no nosso dia, as fontes com serifa podem ser usadas na sua marca para ressaltar a confiança do consumidor ou ainda para causar a sensação de sofisticação. Por outro lado, as qualidades mais modernas e de leveza estão relacionadas às fontes sem serifa. Você pode conferir o post anterior do blog sobre fontes sem serifa aqui (http://composergrafica.com/blog/dica-porque-devemos-usar-a-fonte-em-curvas/).

Atração

Fontes com serifa têm, como já se sabe, barras ou traços e se destacam das fontes sem serifa. Esse é um motivo pelo qual muitas empresas escolhem destacar sua marca com uma fonte serifada, porque a ideia é que fontes sem serifa possam causar sensação de banalidade ou falta de personalidade.

Gráfica

Já escolheu a fonte certa para seu projeto? O próximo passo é imprimir seu conteúdo na Composer Gráfica, que tem mais de 20 anos de experiência no mercado e entrega, em curto prazo, o projeto gráfico com a maior qualidade e refinamento. A gráfica tem mais de 1000 metros quadrados e investe em tecnologia. Solicite seu orçamento conosco e faça-nos uma visita.

Comments are closed.