Quando devo imprimir em papel offset?

Características do material interferem no resultado final do projeto gráfico

image cover

Papel é comum em livros, revistas e blocos de notas. Foto: photosteve101/Flickr

 

Uma das principais dúvidas do cliente na hora de planejar o projeto é a escolha do papel. É um momento decisivo porque impacta no resultado final do produto e uma escolha errada pode fazer seus planos irem por água abaixo. Pensando nisso, o blog começa uma série de postagens sobre os tipos de papel que existem no mercado e as especificidades de cada material.

Na busca pelo papel ideal, várias questões entram em jogo. Comece a pesquisar a gramatura do artefato, a textura da folha e se projetos parecidos com o seu foram impressos no tipo de papel com que você deseja trabalhar. Veja as dicas sobre o papel offset.

 

É indicado para quê?

O papel offset lembra outro tipo de impressão, o sulfite. Mas a diferença entre os dois produtos é que o offset tem qualidade superior (tanto em gramatura quanto em brilho). Geralmente, são impressas em offset peças como capas de revista, cadernos, blocos de notas, livros, encartes e folders. Além da versatilidade, esse papel pode custar menos. O offset é indicado para trabalhos com tiragem em larga escala.

 

De olho na gramatura

Gramatura é o nome que se dá ao peso, medido em gramas e expresso em metro quadrado, de uma folha. Simplificando, para saber a gramatura do papel, é preciso conhecer quantas gramas ele pesa. E por que isso interfere no projeto? Porque se um papel for muito fino, a impressão pode deixar a desejar. Já se a folha for muito grossa, o resultado pode custar caro e ainda ser ineficiente para o projeto. As gramaturas mais comuns entre papéis do tipo offset podem variar de 56 a 180g/m².

 

Sinta a textura

Você quer que o papel tenha superfície mais áspera ou mais lisa? A gradação dessas características vai dar a “cara” do projeto e tudo vai depender em que situação o papel será usado. O papel do tipo offset é conhecido por ter um relevo mais liso e, por ter essa característica, é muito comum em impressão de folhetos, livros e encartes.

 

Onde imprimir

A Composer Gráfica tem mais de 20 anos no mercado e é equipada para melhor imprimir seu projeto. Com um parque gráfico de mil metros quadrados, a Composer preza pela tecnologia e bom treinamento dos funcionários. É garantia de um produto com acabamento de qualidade e em menor tempo de impressão. Faça seu orçamento e visite a sede da empresa, na Rua Itajaí, 357, no bairro da Imbiribeira, no Recife.

Comments are closed.